SELEÇÃO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – CELEST

EDITAL nº 01/2017 – Seleção CELEST – Matrícula 2018.1

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

A coordenação do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – CELEST, divulga a lista dos aprovados na prova de língua estrangeira para a seleção da sua primeira turma, de acordo com o EDITAL nº 01/2017 – Seleção CELEST – Matrícula 2018.1, conforme documento anexo.

Para que os candidatos consultem suas notas na prova de língua estrangeira devem comparecer presencialmente na secretaria do curso, ou encaminhar solicitação para o

AVISO IMPORTANTE: Todos os candidatos aprovados na prova de língua estrangeira, e os candidatos dispensados da prova de língua estrangeira deverão comparecer no dia e horário estabelecido no edital de seleção, para a realização da prova de conhecimentos de linguística aplicada (PCLA). As salas das provas serão divulgadas em breve, na secretaria do curso, no blog do curso: http://celestufc.blogspot.com.br/ e nas redes sociais:https://www.facebook.com/groups/1694295313948769/.

CANDIDATOS APROVADOS NA PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
(POR ORDEM ALFABÉTICA)
ALEX MEDEIROS DO NASCIMENTO
ADRIANO SOUZA MARINHO
ALINE RIBEIRO LUCAS
ANA CLAUDIA ALVARES DE ANDRADE VIANA
ANA PAULA MAGALHÕES SOUSA
ANDRÉ LUIS DA SILVEIRA CUNHA
ANDRÉ RICARDO GURGEL
ANTONIA HULLY ALVES DE SOUSA
BARBARA PEREIRA FERREIRA
CAIO BORGES DE CASTRO SOUZA
CARLOS ALBERTO MUNIZ
ELISANGELA MARIA DA SILVA
FELIPE RODRIGUES DE ARAUJO
FRANCISCA JANETTE SILVA NOBRE
GEORGIA RAMOS VILLA
GLOUBÉRLIA MARIA BEZERRA DE SOUSA
ISMAEL ARRUDA NAZARIO DA SILVA
JANAÍNA ALVES DE ANDRADE
JOHN MORAIS DE FREITAS
JOSÉ EUDO DE ARAUJO JUNIOR
KELLY LEÃO CORREIA LIMA
LAYANNA KELLY DE SOUSA VASCONCELOS PEREIRA
LEANDRO VIDAL CARNEIRO
LEIDIANE NOGUEIRA PEIXOTO
LEILA BARBOSA DOS SANTOS
LORENA DUTRA DE MENEZES
MARCOS ANTONIO DA SILVA OLIVEIRA
MARIA CELÇA FERREIRA DOS SANTOS
MARINALDA FERREIRA MARCELINO
MARJORIE MENEZES SOARES
MICHELY RODRIGUES QUINTO
MIRELLA MOTA CAVALCANTE DA SILVA
NATHÁLIA AURELIANO DA SILVA
NATYELLE GUEDES SOUSA
NÁYLA NAIRA BRITO NOBRE
NAYRA BARBOSA MOTA
NEYARA DE FRANÇA LEITÃO
NEYARA REBECA BARROSO LIMA
PEDRO HENRIQUE GOMES MUNIZ
RAISSA SILVA ALMEIDA
RAQUEL DE BRITO CRUZ
RAQUEL DE LIMA BARBOSA
RAVEL BRAGA DA SILVA PRATA
RAYANE CAVALCANTE SOUSA
REBECCA DE LIMA CORREIA
RENATA PEREIRA VIDAL
RITA CORREIA SIMÕES
RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
ROBERTO TABOSA DE SOUZA
SALIHA ARAUJO LOSS
SAMIRA SILVA DE SOUZA
TICIANA GOMES MADEIRO
VALDELICE COSTA DOS SANTOS




Clique no link e descarregue o edital de seleção da 1ª Turma do CELEST, para início das aulas em 2018.1




SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS
ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Edital nº 01/2017 – Seleção CELEST – Matrícula 2018.1

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras (CELEST) da Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica a abertura de inscrições, no período de 02 a 20/10/2017 para o Edital de Seleção para o preenchimento de até 32 vagas para admissão de alunos ao curso, conforme o descrito a seguir:

Idioma
Ampla concorrência
Negros, Pardos e índios.
Pessoas com deficiência
Servidores da UFC
Espanhol
10
2
2
2
Inglês
8
2
2
2
Italiano
1
1
-
-
Total
19
5
4
4

O CELEST tem como objetivos formar especialistas na área de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras e em suas aplicações; aprimorar os saberes e técnicas dos especialistas egressos do curso, de modo a lhes permitir atuar no mercado de trabalho, em particular, no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior e atender à demanda do mercado laboral e da sociedade na formação de profissionais qualificados na área de ensino de línguas estrangeiras.
O curso será gratuito e dará aos concludentes o título de Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira. Terá duração de 3 (três) semestres, dos quais, nos dois primeiros, os alunos deverão cursar as disciplinas previstas no Projeto Pedagógico (ver anexo V) e no último desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O CELEST funcionará em regime semestral e presencial, com algumas disciplinas sendo ofertadas às terças, quintas e sextas, no turno da noite, das 18h às 22h e outras aos sábados, manhã e tarde. A oferta das disciplinas será modular, portanto, os dias descritos não serão necessariamente ocupados integral e continuamente com aulas, podendo haver intermitência entre os dias.
O CELEST terá lugar na área I do Centro de Humanidades (CH) da UFC, sob a responsabilidade do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Além de contar com professores do DLE, o curso também terá docentes do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT).
2. PÚBLICO-ALVO:

Professores de Língua Estrangeira das redes públicas e privadas, graduados em Letras com licenciatura em língua estrangeira.

3. DAS INSCRIÇÕES

Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Local das inscrições:

Secretaria do CELEST
Endereço: Av. da Universidade, 2683 – Benfica
Bloco de Letras Espanhol Noturno – Térreo
CEP: 60020-180 – Fortaleza – CE
Fone: (85)3366-7541

Procedimentos de inscrição:

3.1) O candidato deverá preencher o formulário anexo a este Edital, que está disponível também para download no endereço: https://drive.google.com/file/d/0ByBeky-Vxeg1Y3I1NWRYVGpPcVU/view?usp=sharing e na secretaria do CELEST.

3.2) Após o preenchimento do formulário, o candidato deve imprimi-lo e levá-lo, junto com a documentação exigida e descrita no item 3.3 deste Edital, à Secretaria do CELEST, no período de 02 a 20/10/2017, das 14:30 às 21h, de segunda à sexta, em dias úteis.

Observações:

i) A inscrição só será efetivada após a entrega completa dos documentos solicitados, na Secretaria do CELEST, dentro do período definido neste Edital.

ii) A inscrição dos candidatos residentes fora de Fortaleza somente será efetivada, caso o formulário de inscrição e a documentação, enviados por correspondência (via Sedex) postada nos Correios, cheguem à Secretaria do CELEST até 23 de outubro de 2017, às 17 horas.

3.3) A aceitação do pedido de inscrição do candidato está condicionada à apresentação de todos os documentos a seguir discriminados. Recomenda-se que os documentos sejam dispostos e encadernados na ordem descrita abaixo.

     i) formulário de inscrição preenchido, impresso e assinado;
ii) cópia da carteira de identidade (ou RNE, no caso de estrangeiros) e do CPF;
iii) cópia do currículo cadastrado no CNPq, impressa diretamente da Plataforma Lattes [[1]], acompanhada dos documentos comprobatórios (Atenção: O candidato deverá organizar, numerar e encadernar o conjunto de cópias de comprovação do currículo de acordo com a sequência apresentada no Anexo II);
iv) cópia do diploma da graduação, ou documento da Pró-Reitoria de Graduação, ou órgão equivalente, declarando que o candidato concluiu o curso de graduação e que a expedição do diploma se encontra em tramitação; ou documento da coordenação do curso de graduação, declarando que o candidato é provável concludente de 2017.2;
v) cópia do histórico escolar da graduação; que apresente, na sua estrutura curricular, disciplinas de áreas de conhecimento vinculadas às Linhas de Pesquisa do CELEST.
vi) cópia do certificado CELPE-BRAS (somente para candidatos estrangeiros cuja língua materna não seja o português).
vii) 01 foto 3x4 atualizada.

Observação: As cópias deverão estar legíveis e sem rasura.

3.4 No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a língua de sua preferência entre as seguintes opções: Espanhol, Inglês e Italiano. Ao assinalar, no formulário de inscrição, a língua de sua preferência, o candidato estará escolhendo:
a) o idioma da prova de língua estrangeira para a qual se submeterá no processo de seleção;
b) a língua para cujas vagas estará concorrendo, de acordo com o disposto no item 5 (cinco) deste Edital;
c) a língua sobre a qual estará voltado o seu TCC.

4. DO ATENDIMENTO ESPECIAL

4.1) O candidato que necessite de atendimento especial, de acordo com a Lei nº 7.853/1989 e o Artigo 27, incisos I e II do Decreto nº3.298/1999, poderá solicitar condição especial para a realização das provas. Para tanto, deverá:
a) no ato da inscrição, indicar a condição de solicitante de atendimento especial, por meio de requerimento de atendimento especial, ajuntado aos demais documentos descritos no item 3.3 deste edital;
b) anexar, obrigatoriamente, aos documentos solicitados no item 3.3, o requerimento de atendimento especial e laudo médico, com indicação do tipo de deficiência da qual é portador ou com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No citado laudo, deverão constar o nome do médico que forneceu o documento, telefone para contato e o CRM do profissional. Poderão ser solicitados:
b.1) no caso de deficiência visual: prova ampliada (fonte 24), ledor;
b.2) no caso de deficiência auditiva plena: intérprete em Libras (Libras não substitui a leitura   em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira);
b.3) no caso de deficiência física que impossibilite o preenchimento da Folha-Resposta:                transcritor;
b.4) no caso de dificuldade acentuada de locomoção: espaço adequado.

4.2) De acordo com a Lei nº 7.853/1989, o tempo de realização das provas será acrescido de uma hora para as pessoas com deficiência que tenham solicitado atendimento especial previsto nas alíneas ‘b.1’, ‘b.2’ e ‘b.3’ do subitem anterior.

4.3) O candidato com deficiência que necessitar de atendimento especial e não anexar o laudo médico ou não cumprir os procedimentos, os prazos e os horários estabelecidos nos subitens deste Edital ficará impossibilitado de realizar as provas em condições especiais. O laudo médico (original ou cópia legível) deve conter o nome legível e o CPF do candidato.

4.4) O atendimento às condições solicitadas no requerimento de atendimento especial ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

4.5) Os candidatos que se enquadrem nos casos de emergência, desde que hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar atendimento especial deverão preencher protocolo, na coordenação do CELEST, até 72 horas antes da realização das provas. Em nenhuma hipótese, a coordenação do CELEST atenderá solicitação de atendimento especial fora das dependências da universidade.


5. DAS VAGAS

5.1 Neste edital, o CELEST oferece até 32 vagas para acesso ao curso em sua primeira turma, distribuídos segundo o quadro abaixo:

Idioma
Ampla concorrência
Negros, Pardos e índios.
Pessoas com deficiência
Servidores da UFC
Espanhol
10
2
2
2
Inglês
8
2
2
2
Italiano
1
1
-
-
Total
19
5
4
4

5.2 No caso de o candidato se inscrever na concorrência entre pessoas com deficiência deverá, obrigatoriamente, anexar ao formulário de inscrição atestado médico com indicação do tipo de deficiência da qual é portador, no qual conste seu nome completo, RG e CPF.

5.3 Em caso de não haver inscritos nos grupos especiais ou de nenhum candidato dos grupos especiais conseguir aprovação no processo seletivo, as vagas remanescentes serão redistribuídas para a ampla concorrência, entre os candidatos classificáveis no processo de seleção.

6.  DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção compreenderá três provas, sendo duas eliminatórias (prova escrita de língua estrangeira e prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada) e uma somente classificatória (prova de títulos).

A seleção dos candidatos ao CELEST será realizada por uma Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), constituída por cinco professores componentes do corpo docente do CELEST.
6.1 Prova de língua estrangeira – eliminatória

A elaboração e a correção das provas de língua estrangeira serão de responsabilidade de uma banca formada por professores do Departamento de Letras Estrangeiras e nomeados através de portaria, pela chefia do DLE.

A prova terá o objetivo de avaliar a habilidade de leitura em língua estrangeira dos candidatos ao CELEST da Universidade Federal do Ceará. O exame compreenderá textos escritos em língua estrangeira (inglês, espanhol e italiano, conforme escolha do candidato), na área de interesse acadêmico do CELEST, e as questões avaliarão a compreensão geral e específica do texto.
A redação das questões e das respostas será feita na língua estrangeira escolhida pelo candidato e será permitido o uso de dicionário.
A prova de língua estrangeira será avaliada segundo os seguintes critérios:
a) coerência, coesão, clareza e legibilidade nas respostas apresentadas pelos candidatos: 2 pontos;
b) adequação do léxico das respostas: 2 pontos;
c) elaboração de respostas que respeitem o conteúdo do texto proposto, evitando informações que sejam do conhecimento prévio do candidato: 2 pontos;
d) respeito à norma culta da língua: 2 pontos;
e) adequação da estrutura morfossintática da língua: 2 pontos.

Não será fornecido pela Coordenação do CELEST nenhum tipo de material de consulta nem permitido o seu empréstimo entre os candidatos.

As provas terão duração de 03 (três) horas, exceto para os candidatos que solicitarem atendimento especial. Estes, de acordo com a Lei nº 7.853/1989, terão 04 (quatro) horas para a realização da prova. 

Não será permitida a entrada de nenhum candidato depois de transcorridos os 15 minutos de tolerância após o início da prova.

O candidato deverá obter nota mínima de 7,0 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10,0 (dez). Não obtendo nota mínima exigida, o candidato não passará para a etapa seguinte: a prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada.

Serão dispensados da prova de língua estrangeira os candidatos que, comprovadamente, tiverem atingido, no mínimo:

·         543 pontos (ITP) ou 87 pontos (iBT)  no exame de proficiência TOEFL, para o inglês;
·         Intermediário no TOIEC e no Cambridge;
·         Nível intermediário no DELE ou no CELU, para o espanhol;
·         Nível B2, no CELI ou no CILS, para o italiano.

No caso do inglês, os referidos testes não podem ter ultrapassado o prazo de dois anos, até a data da inscrição.
O candidato não dispensado que deixar de comparecer à prova de língua estrangeira será excluído do processo seletivo.

Observação: Os candidatos estrangeiros cuja língua materna não seja o português, além da aprovação em língua estrangeira, deverão ter sido aprovados no CELPE-BRAS. A certificação de aprovação no referido exame deverá ser anexada à documentação solicitada para aceitação da inscrição.

6.2) Prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada – eliminatória e classificatória

A Prova escrita, com perguntas e respostas em Língua Portuguesa, exigirá a produção de textos dissertativos sobre temas da área de Linguística Aplicada, dentre os especificados no Anexo III. A bibliografia, sendo objeto de avaliação da prova escrita, ficará a critério do candidato.
A prova escrita terá duração máxima de 03 (três) horas, exceto para os candidatos que solicitaram atendimento especial. Estes, de acordo com a Lei nº 7.853/1989, terão 04 (quatro) horas para a realização da prova.
A prova escrita será elaborada e avaliada pela Comissão de Seleção, levando em conta os seguintes critérios:
a) coerência, coesão, clareza, legibilidade e domínio do discurso acadêmico: 2 pontos;
b) argumentação teórica consistente nas respostas às questões propostas para avaliação: 3 pontos;
c) aprofundamento na abordagem dos temas: 3 pontos;
d) atendimento à norma culta da língua portuguesa: 2 pontos. 

O candidato deverá obter nota mínima de 7,0 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10,0 (dez). Não obtendo a nota mínima exigida, o candidato não passará para a etapa de prova de títulos.

6.3) Prova de títulos – classificatória

A prova de títulos terá o objetivo de avaliar o currículo e o histórico escolar da graduação do candidato. A pontuação dos itens analisados seguirá o disposto no Anexo II.
Nesta prova, será atribuída ao candidato nota no intervalo de 0 (zero) a 10,0 (dez), para fins classificatórios.
Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados nas provas de língua estrangeira e de conhecimento em Linguística Aplicada.


6.4) Classificação Final

A nota final (NF) dos candidatos para acesso ao CELEST será a média ponderada das notas obtidas das três provas realizadas no processo seletivo: conhecimento em Linguística Aplicada (PCLA), de língua estrangeira (PCLE) e títulos (PT), sendo atribuído peso 2 (dois) à PCLA, peso 2 (dois) à PCLE e peso 1 (um) à prova de títulos, assim representada matematicamente:

NF= (PCL X 2) + (AP X 2) + (PT X 1) / 5

7. DO CALENDÁRIO

As diversas etapas da seleção para acesso ao CELEST serão realizadas em salas de aula dos Blocos Didáticos de Letras Diurno e Noturno da área I do CH da UFC, a serem divulgadas posteriormente, de acordo com o seguinte calendário:

Datas
Horário
Etapa
02 a 20/10
De seg. a sex, das 14h30minh às 21h.
Período de inscrição presencial na secretaria do CELEST.
23 a 25/10
-
Análise da documentação
25/10
A partir das 18h
Resultado da análise das solicitações de inscrição.
26 e 27/10
Das 14h30minh às 21h
Recebimento de recursos relativos a inscrições indeferidas, de forma presencial na secretaria do CELEST.
30/10
-
Análise dos recursos relativos a inscrições indeferidas
31/10
A partir das 14h
Divulgação do resultado dos recursos de inscrições indeferidas e homologação das inscrições
01/11
18h às 21h
Prova escrita de língua estrangeira: Espanhol e Italiano
03/11
18h às 21h
Prova escrita de língua estrangeira: Inglês
13/11
A partir das 14h
Divulgação do resultado das provas de línguas estrangeiras
14 e 16/11
Das 14h30minh às 21h
Recebimento dos recursos relativos às provas de línguas estrangeiras, de forma presencial na secretaria do CELEST.
17/11
-
Análise dos recursos relativos às provas de línguas estrangeiras
20/11
A partir das 14h
Divulgação do resultado dos recursos relativos às provas de línguas estrangeiras.
21/11
18h às 21h
Prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada.
27/11
A partir das 18h
Divulgação do resultado da prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada.
28 e 29/11
Das 14h30minh às 21h
Recebimento dos recursos relativos à prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada, de forma presencial na secretaria do CELEST.
01/12
A partir das 18h
Divulgação do resultado dos recursos relativos à prova escrita de conhecimento em Linguística Aplicada.
04 a 06/12
-
Análise de títulos pela comissão de seleção
07/12
A partir das 18h
Divulgação do resultado da análise da prova de títulos.
08 e 11/12
Das 14h30minh às 21h
Recebimento dos recursos relativos ao resultado da análise da prova de títulos, de forma presencial na secretaria do CELEST.
12/12
A partir das 18h
Divulgação do resultado dos recursos relativos à análise da prova de títulos.
13/12
A partir das 18h
Divulgação do resultado final da seleção
14 e 15/12
Das 14h30minh às 21h
Recebimento dos recursos relativos ao resultado final da seleção, de forma presencial na secretaria do CELEST.
18/12
A partir das 18h
Divulgação da apreciação de recursos relativos ao resultado final da seleção.
19/12
A partir das 14h
Homologação e divulgação do resultado final da seleção.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A divulgação do resultado final será feita pela ordem decrescente das notas finais obtidas pelos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas disponíveis.
Será utilizada como critério de desempate a nota da Prova de Língua Estrangeira.
As vagas serão preenchidas por ordem decrescente de classificação dos candidatos, observando-se o limite das vagas ofertadas.
O número final de aprovados poderá ser inferior ao número de vagas estabelecido neste Edital.
A aprovação e a classificação no processo seletivo não asseguram a concessão de nenhuma espécie de bolsa ou auxílio por parte do CELEST.
Conforme o a legislação em vigor, o candidato aprovado na seleção só efetivará a matrícula no curso se apresentar diploma de Graduação (ou declaração da Pró-Reitoria de Graduação de que o diploma está em tramitação). A conclusão do Curso de Graduação deverá ocorrer, obrigatoriamente, até a data de matrícula, de acordo com o calendário letivo da UFC de 2018.1.
Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:
a) prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;
b) não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital;
c) não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos;
d) fizer uso de aparelhos celulares ou de quaisquer outros meios de comunicação eletrônica durante as etapas do processo seletivo.
Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital.
No dia das provas, o candidato deverá portar documento de identidade com foto.
Os atos praticados ao longo do processo seletivo: inscrição, apresentação de recurso e formulação de requerimento – podem ser realizados por procuradores constituídos pelos candidatos.
Os documentos entregues ou enviados no ato da inscrição dos candidatos não aprovados ou cuja inscrição tenha sido indeferida poderão ser devolvidos no prazo de até 30 (trinta) dias após a homologação do resultado final do processo seletivo. Decorrido esse prazo, a documentação não requisitada será descartada.
Os casos omissos no presente Edital serão dirimidos pela Coordenação do CELEST, ouvida a Comissão Examinadora.

Fortaleza, 29 de setembro de 2017.

Prof. Dr. Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Coordenador Pedagógico do CELEST




[[1]]           Para preencher o currículo na Plataforma Lattes, o candidato deve acessar o site <www.cnpq.br> e os links <Plataforma Lattes> e <Currículo Lattes>. Depois de fazer o preenchimento do currículo, deverá imprimi-lo diretamente do site do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário